30 outubro 2013

DIY - CORTINA NO TETO

Eu tô bastante sumida por aqui. Estamos chegando aos últimos meses do ano mas só agora, consigo ver algumas definições nessa minha nova fase.
Nova fase?! Sim!
Eu não falei aqui abertamente mas mudou muita coisa pra mim... pra começo de conversa, estou morando em outro estado. Não moro mais em Curitiba, cidade que adotei e a-do-ro há mais de 20 anos. Moro agora em Imbituba, no estado de Santa Catarina, cidade onde nasci há mais de 20 anos. rs
Tudo aqui é diferente. A cidade é pequena, litorânea, tem praias lindas, tem lagoa, tem morro. Poucos prédios e os que tem são baixos. Não tem shopping, o comércio se concentra no centro (onde moro) e dá pra ir em tudo de bicicleta. A igreja daqui foi desenhada pelo meu avô e fica numa praça perto da escola, onde estudei o primário. É outro ritmo.
Não moro mais em apartamento. Moro numa casa, que um dia também foi dos meus avós, agora, ela é da minha mãe. Desde que chegamos aqui, além de dois gatos, adotamos uma gatinha, adotamos duas cachorras e temos protegido um cachorro. É outro espaço.
Enfim... mudou bastante coisa.

Casa pede bastante manutenção e investimento mas também exige mais criatividade para solucionar problemas(feiuras) que não podem ser resolvidos agora. Esses dias eu tava assistindo o programa Decora da Bel Lobo (eu gosto bastante ;) e ela resolveu um teto feio, bem problemático (assim como o meu) de uma forma bem criativa e não muito despendiosa. Era o que eu precisava ;)
O vídeo está aqui.
No meu caso, fiz o seguinte:

1) Encomendei duas ripas 4m x 7x2cm de MDF que foram parafusadas em duas paredes opostas. O trabalho do marceneiro terminou aí, o restante foi por minha conta.
2) Comprei uns ganchinhos de metal e rosqueei eles no MDF com um intervalo de 20 cm, entre um e outro. Coloquei os ganchinhos nas duas paredes opostas.
3) Também comprei um barbante, desses de varal e amarrei um em cada ganchinho de uma das paredes.
4) Com uma ponta do barbante amarrada, agora entra a cortina de TNT na outra ponta.
Para cada barbante de +/- 3,60m foram colocadas 4 faixas com comprimento de 1,4m e altura de 30cm de TNT.
Eu já havia preparado o TNT. Cortei as faixas com altura de 30cm e sanfonei o comprimento de 1,4m. Depois disso, fiz um furinho em cima, para poder passar o barbante.
DICA: No vídeo do Decora, a Bel comenta sobre colocar um ilhós em cada furo. Eu até iria colocar mas saiu muito caro. O meu TNT tinha uns 880 furinhos X R$0,80 (cada ilhós) = R$704!!!
Não valeu a pena e nem precisou. O TNT deslizou bem no barbante e essa cortina vai ficar permanentemente aberta, pois essa é a ideia ;)

Valeu Bel, adorei o resultado e o bolso agradece!!!



















2 comentários:

  1. Adorei a ideia, ficou lindo! Uma dúvida, como tu sanfonou o TNT? Com ferro de passar?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, obrigada ;)
      Não passei com ferro não...hehe ele ficou naturalmente assim.
      Estabeleci uma medida de uns 10cm e fui dobrando como um leque mas sem vincar. Depois fiz um furo no meio, por onde passa o fio.
      Beijos!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...